Voltar ao BioMARató global
Institut de Ciències del Mar (ICM-CSIC)
Pg. Marítim de la Barceloneta, 37
Ciutat Vella, 08003 Barcelona

biomarato@minka-sdg.org
@biomarato

Viva a ciência cidadã

BioMARatona Portugal

A BioMARatona é um evento de ciência cidadã em que o público em geral, a nível individual ou através de grupos ou associações, é convidado a contribuir para a ciência com observações de biodiversidade.
Contudo, é também uma aventura para toda a família!

Durante a BioMARatona, o grupo de cientistas/investigadores do CoastalWarming organiza atividades abertas a todos em que guiamos o público pela biodiversidade costeira no norte de Portugal. Torna-te cientista por algumas horas e vem encontrar e identificar diferentes seres vivos nas rochas da zona entre marés e contribuir para um projeto de ciência cidadã.

Liderada por cientistas do CIBIO-InBio/BIOPOLIS, em Vairão, a BioMaratona decorrerá de 3 de Maio (primeiro fim-de-semana de Maio) a 15 de Outubro.

Objetivos

Catalogar e mapear a biodiversidade marinha e costeira de Portugal continental.

Aumentar o conhecimento das espécies dos ecossistemas marinhos e costeiros de Portugal continental, bem como dos seus padrões de distribuição geográfica e temporal.

Detetar evidências dos efeitos das atividades humanas na biodiversidade costeira.

Sensibilizar para a riqueza da biodiversidade marinha e transformar a perceção social das nossas praias, revelando-as como ecossistemas vitais.

Promover a interação e partilha de informação entre cidadãos e comunidade científica.

Aumentar a participação pública no estudo da biodiversidade marinha e costeira.

O BioMARatona 2025 será
de 5 de maio a 15 de outubro

Equipe

A BioMARatona é promovida pelo grupo de investigação COASTALWARMING do CIBIO-InBio/BIOPOLIS (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos).

O grupo COASTALWARMING estuda a relação entre o clima e a biodiversidade, com foco nos habitats costeiros e nas comunidades biológicas.

Estamos empenhados também em comunicar e disseminar os resultados da nossa investigação científica de modo a apoiar medidas de conservação e proteção da biodiversidade.